Como começar a estudar para o IELTS Reading: Conheça a prova!


Deixa eu ver aqui se eu adivinho o cenário: Você decidiu que quer sair do Brasil, imigrar ou estudar fora, conhecer o mundo, viver uma cultura diferente e curtir outro país. Nas pesquisas sobre o tema, descobriu que, na maioria dos casos, você vai precisar fazer uma prova chamada IELTS para chegar lá. Prova de Cambridge e tal, dá pra fazer em várias cidades, aceito em vários países.. Mas o que é esse IELTS, afinal? Calma, senta aqui que eu vou te explicar o IELTS tim-tim por tim-tim (segundo o dicionário cearês: em detalhes). 




Por hoje, o tópico inicial vai ser o READING, a seção de leitura do IELTS. Bora lá?



Primeiramente, o IELTS pode ser Academic ou General Training. Se você estiver pensando em estudar fora, sua prova é o Academic. Se você vai tentar um programa de imigração federal, sua prova é o General Training. As duas provas são semelhantes, mas o Reading é uma das seções que são diferentes. Olha só:



Tudo ok até aqui? Já sabe quais as principais diferenças entre as duas provas? Muito bem, agora deixa eu te dizer como saber que prova você vai ter de fazer. Se você vai..

💥 Estudar numa Universidade ou College
💥 Aplicar para uma bolsa de estudos
💥 Fazer um programa de Mestrado ou Doutorado
💥 Validar seu diploma no exterior
💥 Provar sua proficiência para um programa de estudo ou trienamento

Então, a sua prova vai ser o ACADEMIC!



Por outro lado, se você vai...

💥Fazer high school ou algum programa vocacional
💥 Aplicar para o Express Entry
💥 Aplicar para um programa de migração profissional
💥 Aplicar para um visto de Residência Permanente
💥 Aplicar para um visto de trabalho

Sua prova vai ser o GENERAL TRAINING!


Em posse da decisão sobre que prova fazer e das principais diferenças entre as duas, vamos ao detalhes da parte de Reading. A ideia dessa prova não é necessariamente avaliar sua gramática, e sim sua compreensão textual, seu vocabulário e sua capacidade de ler dinamicamente, encontrar respostas e identificar contextos.

Agora, um detalhe MUITO importante a saber é que essa prova NÃO É DE MÚLTIPLA ESCOLHA!. Quer, dizer, você até vai encontrar questões onde terá de escolher entre os itens A, B e C, mas essa não é a regra! E mais: mesmo quando você escolhe uma letra, você vai ESCREVER essa letra no cartão de resposta em vez de pintar uma bolinha ou quadradinho no cartão de respostas. Tá bem lost? Olha aqui um exemplo de como fica o cartão resposta da prova pra dar uma clareada nas ideias:


Ou seja: em algumas questões você realmente precisa ESCREVER A RESPOSTA: 12:30, creativity, city centre; Em outras, você escreve o item que escolheu: A, B, C, A, B. Por isso, é muito importante conhecer os tipos de questões da prova, saber exatamente o que elas pedem e como elas pedem que você as responda e, principalmente, se familiarizar com as instruções de cada uma delas.

E as instruções, my dear student, elas são OURO! Elas dizem quantas palavras você pode escrever, se pode ou não usar números, se tem de escrever palavras ou só letras. Alguns exemplos de instruções:

Choose ONE WORD ONLY from the passage for each answer.Write your answers in boxes 4-8 on your answer sheet.

Complete the table.
Choose NO MORE THAN TWO WORDS from the passage for each answer.

Complete the summary below using words from the box.
Write your answers in boxes 33–39 on your answer sheet.
You may use any word more than once.

Complete the table.
Choose NO MORE THAN TWO WORDS AND/OR A NUMBER from the passage for each answer.



E agora, tá mais confiante? Já conseguiu respirar? Sabendo das suas necessidades e escolhendo que prova fazer, você pode dar um Google por "IELTS dates and locations" para já conferir as próximas datas para a prova e começar a se preparar! Nos próximos posts, vamos continuar falando sobre Reading e analisar as questões e exemplos. Nos vemos lá!

Comentários